quinta-feira, setembro 28, 2006


Dia 29 - Sexta-feira
S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael

A liturgia une numa só comemoração os três Arcanjos: Miguel (Quem é como Deus?), GabrielRafael (Deus curou). As sagradas Escrituras fazem referências a eles no profeta Daniel, no Livro de Tobias, em Lucas e no Apocalipse... A Igreja os venera como nossos intercessores junto de Deus. Somos Igreja peregrina sobre a terra e, caminhando pela história, cantamos a grande liturgia e nos associamos à multidão dos anjos e santos que cantam e louvam ao Senhor láno céu, na Jerusalém celeste. Que os Arcanjos nos guardem e nos protejam, enquanto peregrinamos nessa terra.

(Força de Deus)
Anjos... Quem são esses seres ?

A Teologia ensina que os anjos "são espíritos destinados a servir " enviados em missão para o bem daqueles que devem herdar a salvação - (ver Hebr 1,14) - de maneira pessoal, a nos inspirar, assim como encaminhar as nossas orações e súplicas ao Senhor, de maneira eficaz.

Para o católico a existência dos anjos é uma verdade de fé!

Pela sua especificidade ( pela sua natureza ) os anjos são servidores e mensageiros de Deus.

A esse respeito o que diz Jesus? Jesus, ao se referir aos anjos ensina que: "constantemente contemplam a face de meu Pai que está no céu" - (Mat 18,10) . Lemos no Salmo 103,20 que os anjos "são poderosos executores da Palavra de Deus".

Enquanto criaturas puramente espirituais são dotados de inteligência e de vontade: são criaturas pessoais e imortais (Lc 20,36) - Superam em perfeição todas as criaturas visíveis. Disto dá testemunho o "fulgor de sua glória", descrito no livro de Daniel - 10,4-6: " Ora, no dia 24 do primeiro mês eu estava às margens do grande rio Tigre. Quando levantei os olhos, eis que vi um homem vestido com roupas de linho e tendo na cintura um cinto de ouro fino. Seu corpo brilhava como o crisólito e seu rosto como o relâmpago, seus olhos resplandeciam como tochas de fogo e seus braços e pernas como bronze polido; ao falar, sua voz era possante como a zoeira de uma multidão de povo.

Cristo é o centro do mundo angélico (Mt 25,31): "quando o Filho do homem vier na sua glória, com todos os seus anjos .... " - "pois foi Nele que foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e invisíveis: Tronos, Dominações, Principados, Potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele" - (Epíst aos Colossences 1,16 ) (...) "Ele é a Cabeça da Igreja. Ele é o Princípio ... pois Nele aprouve a Deus fazer habitar toda a plenitude e reconciliar por Ele e para Ele todos o seres, os da terra e os do Céus - continua a referida Epístola - em seus versículos 18 a 20.

2 comentários:

Anônimo disse...

Leo ! To sempre por aqui olhando. Ou lendo, mas nem sempre comentando.
Abraço

Anônimo disse...

olha eu aqui de novo ve se me passa de ano em ,