quarta-feira, outubro 04, 2006


FUTURO ESBOÇADO

Na vida, de tudo que já se ouviu falar ou se fez ou ainda se fará já de fato já foi feito... se não temos nada novo e tudo já é velho e sabido perde-se então o poder de “decidir” pois que, tudo que se decide já foi decidido um dia...

Mas me parece que versões diferentes da “verdade” circulam por aí e nada parece ser tão falso ou mentiroso quanto o pensamento que se distribui por aí que mundo caminha para um total superação do homem em si mesmo.

No momento em que o vivencial e o virtual se tornam tão real quanto uma conversa diária ou informal, seguimos rumo a uma direção sem história e portanto sem precedente.

Isso nos leva a refletir sobre o caráter cultural do conhecimento, em que, as entrelinhas dos costumes estão impregnados em tudo que se faz, e que o sentido de cultura, é uma marcar venal ou a marca de uma calça ou sapato que usamos e por isso pode ser descartado, ou simples vitimado pelo consumo.

O autentico se perde no individual padronizado e o massificado é de novo reduzido ao individuo, este traz a idéia de autentico, mas que na verdade se perde no indivíduo ... e aí segue numa rotina nauseante e sem caráter.

Isso me lembra a reforma política, que não veio, mas nota-se que a maioria dos eleitos são representações de facções religiosas, sexuais, empresariais e comerciais......, menos é claro de ideais políticos ou institucionais, que devem primar pela lei, ordem e respeito ao próximo.

Esse pensamento me leva a acreditar que o homem de hoje, tem uma clara tendência a individualizar a sua própria historia, e é de certa maneira não histórico e portanto sem uma natureza humana.

Desalmados e sem propósitos no curso,... eles seguem a “vida como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido”.

Louvado seja DEUS.


Síntese: Paraíso

O Paraíso de Dante é dividido em duas partes: uma material e uma espiritual (onde não há matéria). A parte material segue o modelo cosmológico de Ptolomeu e consiste de nove círculos formados pelos sete planetas (Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno), o céu das estrelas fixas e o Primum Mobile - o céu cristalino e último círculo da matéria. Ainda no paraíso terrestre, Beatriz olha fixamente para o sol e Dante a acompanha até que ambos começam a elevar-se, "transumanando". Guiado por Beatriz, Dante passa pelos vários céus do paraíso e encontra personagens como São Tomás de Aquino e o imperador Justiniano. Chegando ao céu de estrelas fixas, ele é interrogado pelos santos sobre suas posições filosóficas e religiosas. Depois do interrogatório, recebe permissão para prosseguir. No céu cristalino Dante adquire uma nova capacidade visual, e passa a ter visão para compreender o mundo espiritual, onde ele encontra nove círculos angélicos, concêntricos, que giram em volta de Deus. Lá, ao receber a visão da Rosa Mística, se separa de Beatriz e tem a oportunidade de sentir o amor divino que emana diretamente de Deus, "o amor que move o Sol e as outras estrelas".

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso me faz lembrar: somos poeira e parte de tudo...Somos irmãos e filhos, somos eu e vc.......